Dia da Mulher: Homenagem da ABCCMM

Elas mandam bem

  • FLÁVIA ZAGO
  • 06/03/2020
  • 14h38

A inserção das mulheres no cenário da raça, em um meio de preferência masculina é mais uma conquista do sexo, que até pouco tempo parecia frágil.

Após anos de luta pela independência, as mulheres passaram a assumir com coragem novas funções atribuídas pelo dia a dia. No Mangalarga Marchador, por exemplo, elas colocam literalmente a mão na massa. E acredite, tem até umas, que entendem mais do assunto que muitos por aí.  

A participação feminina na raça é uma realidade. Os números comprovam o interesse das novas adeptas pela bonita arte de criar.  Em 2020, a ABCCMM contabiliza a presença de aproximadamente 1754 mil mulheres no quadro de associados, sendo 1358 a mais que em 2000.

Mulheres são destaques nas primeiras colocações do Ranking da raça. Na última temporada 2018/2019, a criadora Maria Helena Pereira da Silva Cazzani, Haras MH, Vassouras (RJ), ocupou o primeiro lugar como melhor a criadora expositora do ano no Ranking Nacional.

Outra personalidade de destaque na última temporada, foi Cristiana Gutierrez, Haras Morada Nova (MG), que se sagrou com seu criatório a melhor criadora expositora da 38ª Exposição Nacional/2019.

 

Outros segmentos de destaque

 

Presença marcante também no meio do Marchador com as exímias amazonas, apresentadoras, médicas-veterinárias, zootecnistas, assessoras, técnicas, jornalistas, professoras... enfim, uma variedade de cargos profissionais ocupados por elas.

Nossa querida ABCCMM também está diante da competência de muitas mulheres.  Dos oitenta funcionários, mais da metade é do sexo feminino.

E como definiu Clarice Lispector, “Toda mulher leva um sorriso no rosto e mil segredos no coração”, e no universo do Mangalarga Marchador, não é diferente. Cada mulher da raça possui uma receita exclusiva.

São múltiplas as formas de pensar, ser e agir. Mas uma coisa é certa, a capacidade de doar amor de cada uma das mulheres do Mangalarga Marchador é a mesma.

 

Para todas as guerreiras da Marcha, o reconhecimento e o carinho da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.

 

Abaixo a pesquisa levantada juntamente ao departamento de Tecnologia da Informação da ABCCMM. Leia curiosidades do universo feminino do Mangalarga Marchador.

 

Número de Associadas em 2020 - 1754

 

Número de Associadas em 2000 – 396

 

*crescimento de aproximadamente 4 %

 

Estado brasileiro com maior número de associadas

 

1º Lugar - Minas Gerais

2º Lugar - Rio de Janeiro 

3º Lugar - São Paulo

 

 

Primeira Associada da ABCCMM

 

Maria Oliveira Araújo – cadastro 97-3 em 01 de janeiro de 1964

 

Associada mais nova

 

MIRIM-PESSOA FÍSICA - 09/10/2019 – Diulia Costa Santos

 

Plantel

 

A soma do plantel de todas as associadas da ABCCMM resulta em 27. 442 animais  

 

Associadas com maior número de animais

 

1º GEORGINA PENNA COSTA com 990

2º CRISTIANA GUTIERREZ com 985

 

Colar de Ouro

 

1ª ganhadora – Raquel Bittencourt Moura, montada em Meirelles Quilate, durante a 25ª Exposição Nacional.

 

Destaque

 

Ranking 2018/2019 – categoria melhor Criador-Expositor

 

1º lugar - Maria Helena Pereira da Silva Cazzani

 

2º lugar - Cristiana Gutierrez – Haras Morada Nova, Inhaúma (MG)

 

Melhor Criadora Expositora da Nacional 2019

 

Cristiana Gutierrez – Haras Morada Nova, Inhaúma (MG) 

 

 

Fonte : Banco de Dados da ABCCMM/ acervo histórico / TI