Cólicas em Equinos

Identifique os primeiros sinais

  • PAULA MAGALHÃES
  • 06/07/2020
  • 17h48

Desafio para a medicina veterinária, a Cólica é um dos maiores problemas enfrentados por qualquer criatório e uma das principais causas de mortalidade em equinos no mundo inteiro.

A condição afeta o trato gastrointestinal (estômago, intestino e baço) dos animais e possui causas variadas, desde o processo de fermentação dos alimentos ingeridos, gases, obstrução do intestino e outras doenças gastrointestinais.  Sempre uma situação emergencial, a cólica exige cuidados e intervenção rápida. Mas você sabe reconhecer os primeiros sinais de dor abdominal no seu marchador? No texto de hoje, conheceremos algumas atitudes que são indícios da enfermidade:

. Dor intermitente. No estágio inicial, as crises de dor vêm em intervalos de aproximadamente dez minutos.

. Inquietação. É uma das primeiras mudanças no comportamento do indivíduo que, constantemente, se deita, rola, levanta, escoiceia, sapateia, raspa o chão, se locomove com dificuldade.

. Recusa a água. O animal se aproxima do bebedouro, cheira a água, mas não ingere.

. Alteração respiratória. Em alguns casos, o animal apresenta cansaço, a respiração fica mais ofegante.

. Urina frequente. O animal urina pequenas quantidades em pequenos intervalos de tempo.

A cólica é um sintoma grave, que precisa ter a causa combatida de forma rápida e eficiente. Por isso, aos primeiros sinais de que o seu Marchador está enfermo, chame, imediatamente, um médico veterinário para examina-lo. Somente um profissional devidamente capacitado poderá dar o diagnóstico e indicar o tratamento e os medicamentos mais corretos para aquele momento. Em casos mais graves será necessária, inclusive, uma intervenção cirúrgica para salvar a vida do animal.

Agora que você já conhece os principais sinais provocados pela cólica e sabe que precisa agir rapidamente, durante o manejo com os animais, fique sempre atento! Observar e conhecer o comportamento dos indivíduos facilitará a identificação precoce de problemas na saúde e bem-estar do seu plantel. E nunca se esqueça, a saúde do seu marchador passa, principalmente, pelo manejo alimentar adequado. 

 

* Nos próximos dias falaremos mais sobre este assunto, fique de olho!