Panorama da 41ª Exposição Nacional

Balanço dos 15 dias de evento

  • FLÁVIA ZAGO
  • 27/08/2024
  • 15h00

 

O programa Direto da Fonte exibido na segunda-feira, 26 de agosto foi destinado exclusivamente para apresentar o panorama completo da 41ª Exposição Nacional.

Em telas ilustrativas com os dados do evento, os espectadores puderam conferir dados importantes do evento com a presença da presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, da Diretora de Eventos Georgina Penna Costa e do Diretor de Esportes, Maurício Camera Pierrotti.

 

Durante a transmissão, os números foram apontados por telas.

 

Animais Inscritos e Expositores

 

Em 2024 foram 1546 animais inscritos, 1471 animais julgados e 15 animais ausentes.

Na análise por modalidade, em 2024 foram 955 animais inscritos na Marcha Batida, correspondendo a 61,77% do total e 531 animais na Marcha Picada, correspondendo a 34,35%.

Destaque também a participação dos marchadores nas provas esportivas com 60 animais, ou seja 3,88%.

Em comparativo, os números de animais inscritos na Nacional de 2023 também foram apresentados, conforme demonstrado a seguir: o total de animais inscritos foi de 1567, sendo 946 de Marcha Batida, correspondente a 62,5%; 582 de Marcha Picada 37%, e 39 animais para Provas Esportivas equivalente a 2,5%.

Um dado considerando muito relevante nesta Nacional, foi o aumento do número de expositores que levaram para o evento de 1 a 4 animais.

Dos 478 expositores totais, 342, ou seja 72%, correspondiam a estes associados que trouxeram 4 animais ou menos, sendo que destes, 70 subiram ao pódio da Exposição Nacional, demonstrando ser um evento democrático, com oportunidade a todos.

  

Provas Sociais

Um número significativo de inscrições abrilhantou o campeonato, desta vez, com a novidade da categoria Proprietário, em que os participantes competiam em seus próprios animais ou dos quais são dependentes. A edição também possibilitou a inscrição prévia de animais exclusivamente para a participação nas Provas Sociais, com possibilidade de entrada e saída do parque no mesmo dia da prova.

Os números finais foram de 366 inscrições, sendo 61 com animais próprios.

 

Acessos ao Parque

 

Em quinze dias de evento, a ABCCMM registrou 154.683 acessos ao parque, entre credenciados, gratuidades e venda de ingressos.

A composição final do público presente nos 15 dias de evento, foi a seguinte:

154.683 acessos ao parque.

86,8% credenciados.

13,2% vendas de ingressos e gratuidades.

 

Estas informações são fundamentais o entendimento que a maioria absoluta do público presente, está diretamente relacionada à raça.

 

Por meio do ingresso social, 10.4 toneladas de alimentos foram arrecadados, que foram destinados a instituições parceiras do Marchadores Pela Vida.

 

Atendimento ao Associado

 

Outro destaque da Nacional foram as ações para melhor atendimento, conforto e segurança dos visitantes com implementação da parte estrutural.

 

Desde a entrada do evento, com a citação dos nome dos associados, passando pela calçada da fama, havia um centro de atendimento ao visitante com um guarda volumes que gerou 905 utilizações, carregadores de celular com 512 utilizações, além do destaque maior notado por todos, o conforto das arquibancadas com mais de 1000 lugares.

 

Saídas Intermediárias dos animais

 

A saída intermediária dos animais julgados e não classificados para a final foi oportuna para garantia do bem-estar dos exemplares e redução de custo ao expositor. Ao todo 755 animais deixaram o Parque de Exposições antes do término do evento.

 

Provas Esportivas

 

As provas esportivas realizadas na pista de areia chamaram a atenção do público. Os dias do esporte foram marcados pela adrenalina, emoção dos competidores e arquibancada cheia. O resultado expressivo no crescimento em números de passadas marcou também a Nacional deste ano, além de toda a estrutura montada para as provas. Veja o comparativo:

 

2022 – 334 passadas

2023 – 431 passadas

2024 – 930 passadas

 

Uma premiação especial também foi destinada aos competidores, totalizando 60 mil reais em dinheiro e mais uma moto.

 

Conhecimento e Informação

 

As palestras foram pontos de destaque da programação da 41ª Exposição Nacional com participação de ministrantes do meio acadêmico e profissional do Mangalarga Marchador, cada qual com temáticas relevantes para criadores e público geral.

 

Ao todo foram 24 palestras diferentes, levando conhecimento e informação ao nosso público.

 

Comunicação

 

Sucesso de visualizações na transmissão ao vivo, o programa Resenha do Marchador possibilitou mais uma vez aos fãs da raça, todas as emoções dos julgamentos da pista principal da Gameleira.

 

Foram mais de 1 milhão e 400 mil visualizações, 230 horas no ar com um pico de audiência no dia 03 de agosto com 10.286 visualizações simultâneas.

 

O Instagram oficial da raça @abccmmoficial, acumulou mais de 11,5 milhões de interações com todo o conteúdo postado do evento.

 

Projeto de sustentabilidade  

 

Destaque também para ações de sustentabilidade com o projeto Marchador Legal, implantado por mais um ano juntamente ao grupo Legalizar. O projeto implantado nas Exposições Nacionais visa integrar práticas socioambientais e de governança ao evento, destacando-se pelos treinamentos e sensibilização dos haras e participantes sobre a destinação e gerenciamento dos resíduos veterinários, bons tratos animais, gestão da saúde e segurança do trabalho, bem como coleta e destinação dos recicláveis para associações de catadores de materiais do tipo de Belo Horizonte.

 

Impacto grupo Legalizar

180 expositores e haras visitados

+ 20 restaurantes visitados

+500 colaboradores capacitados

 

Confira os melhores momentos do programa nos trechos que serão postados ao longo da semana  pelo perfil do Instagram @abccmmoficial.