De Floripa a BH

Trajeto feito em quatro Marchadores

  • NACIONAL
  • 26/10/2015
  • 11h41

POSTADO POR ABCCMM EM SEGUNDA-FEIRA, 13/07/2015

 

Setenta e três dias na estrada, cerca de 2mil quilômetros percorridos no lombo de Marchadores e diversas amizades ao longo do caminho. Este foi o balanço da viagem feita por José Bonifácio Santos, do Haras Ypê, em Florianópolis (SC), com o amigo Oraldo Ventura mais o sócio usuário da ABCCMM, Valdir de Oliveira. Eles chegaram ao Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), dia 13 de julho de 2015, para prestigiar a 34ª Nacional.

Saíram de casa em 2 de maio, com seis cavalos. Dois se machucaram, mas o trajeto foi completado por Moleque de Sambaqui, Ornamento EAO, Laio do Jovipa e Nero do Jurerê. Como apoio, eles contaram com um caminhão para ajudar no percurso. “Fizemos a viagem toda com os animais a passo, o caminhão serviu apenas para dormirmos, para cozinha e armazenamento de ração e feno. Andávamos cinco dias direto com um dia de parada para descanso para nós e para os animais”, comentou José Bonifácio.

A viagem foi um sucesso. Passaram por Itararé (SP), onde acompanharam um tropeada, por Aparecida do Norte, Cruzília, onde conheceram o Museu Nacional do Mangalarga Marchador, antes de chegarem à capital mineira. “Nosso objetivo era também conhecer a Estrada Real. Objetivo cumprido e muita solidariedade encontrada ao longo do caminho”, concluiu o titular do Haras Ypê.