I Congresso Mineiro de Equoterapia

Três dias de atividades

  • Jornalismo ABCCMM
  • 26/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 03/07/2015

 

 Definida a programação do I Congresso Mineiro de Equoterapia que acontecerá durante a 34ª Nacional do Mangalarga Marchador. O evento será realizado no auditório do Instituo Mineiro de Agropecuária (IMA).

Dia 23 de julho, das 9h às 12h, ocorrerão as inscrições e credenciamento. A cerimônia de abertura está prevista para as 14h.

No mesmo dia, às 15h, Sergio Cirillo, 1º vice-presidente da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), falará sobre as perspectivas e realizações da entidade fundada em 10 de maio de 1989. Das 16h às 18h, haverá o workshop Mangalarga Marchador  na Equoterapia, com o médico veterinário, árbitro e instrutor da ABCCMM, Roberto Naves, e Hélio Lazzeri, médico veterinário, técnico de Registro e especialista em Ferrageamento.

 

Dia 24

 No dia 24, às 9h, está prevista a conferência Saúde Mental e Equoterapia, com o médico psiquiatra, Dr. Gustavo Fonseca. Às 10h, mesa redonda sobre Equitação. Tema: O Cavalo Ideal para Equoterapia, com os coordenadores Sérgio Cirillo, Herculano Oliveira Dutra, instrutor de doma e equitação do Senar-MG, Juarez Marcon, equitador e professor de Equitação da Ande-Brasil, Roberto Naves e Hélio Lazzeri. Às 11h40, o tema abordado será Indicações, Precauções e Contraindicações Equoterápicas, com a neuropediatra Dra. Marcela Ribeiro.

Às 14h, mesa redonda sobre Fisioterapia, enfocando o Uso da Manta ou Sela na Equoterapia para Praticantes com Alterações do Tônus Muscular e Deformidades no Quadril. A mesa será coordenada por Vera Horne, psicóloga e 2ª vice-presidente da Ande-Brasil e pelo fisioterapeuta Fabiano Genelhu, com a participação dos profissionais Ana Paula Espíndula (fisioterapeuta) e Victor Pitzer (professor de Fisioterapia).

Ainda dia 24, às 15h, relato sobre Caso de   Autismo, coordenado pelo coordenador e professor do curso de Psicologia da Universidade de Caratinga (UNEC), Marco Antônio Gomes, e Geralda Aparecida Otoni (Centro de Equoterapia Inpar), com as debatedoras Daniella Nery (psicóloga e equitadora) e a fisioterapeuta Carla Aparecida Braz Cunha. Às 16h30, o tema a ser discutido será Aspectos Fundamentais da Influência do Cavalo no Atendimento dos Transtornos Mentais e Emocionais na Equoterapia. A coordenação será de Sergio Cirillo e participação de Vera Horne, das psicólogas Daniela Marinho e Thais Cecília.

Dia 25

  O encerramento acontecerá dia 25. Pela manhã estão previstas a conferência sobre Treinamento de Praticantes de Equoterapia para Competições, com a conferencista do Uruguai, a equinoterapeuta Lydia Lercari. Posteriormente, haverá a mesa redonda sobre pesquisa, com abordagem sobre A Importância das Pesquisas para Evolução da Equoterapia, com Vera Horne, Sargento José Geraldo Nunes (responsável pelo Centro Equoterapia da PMMG), a fisioterapeuta Liliam Albuquerque, Ana Paula Espíndula e Dra. Marcela Ribeiro.

Das 11h40 às12:30 está agendada a conferência O Reequilibro Toráxico Abdominal de Crianças com Paralisia Cerebral através da Equoterapia, com Juliana Reis (responsável pelo projeto de Fisioterapia da CASU, de Caratinga/MG). O tema O Movimento do Cavalo ao Passo, Produção Audiovisual Inédita sobre as Oscilações da Coluna Vertebral e das Bases Bipedais e Tripedais será apresentado pelo Capitão Syllas Jadach, do Regimento da Polícia Montada 9 de Julho.

Às 14h, começará o Encontro Mineiro de Equoterapia com participações de Vera Horne e Geralda Otoni, comentando o histórico do Inpar e sua parceria com a ABCCMM. Experiências dos Centros de Equoterapia Mineiros          também serão mostradas. A médica Dra. Daniela Genelhu Soares, com especialização em Pediatria, encerrará a programação do Congresso. 

Maiores informações e inscrições: www.congressoequoterapia.com.br