Dia de Palestra

Conhecimento técnico para o Mangalarga Marchador

  • PAULA MAGALHÃES
  • 23/07/2018
  • 13h35

 


Dando sequência a programação de reuniões e palestras desta Nacional, a médica veterinária Mayara Gonçalves, proferiu neste domingo, dia 22 de julho, no auditório do IMA, palestra com tema: Cinemarcha: o efeito da Velocidade no Diagrama de Marcha, que foi o objeto de uma pesquisa que durou três anos.

Mayara chamou a atenção do público presente para a necessidade de valorizar a naturalidade do animal e controlar a velocidade da marcha, fator de forte influência no andamento dos Marchadores. A veterinária deixou como dica aos criadores e tratadores medir a velocidade dos animais, filmar em câmera lenta e analisar como a velocidade está influenciando na apresentação do cavalo.

Na ocasião, Mayara destacou a necessidade de se observar o comportamento natural do animal, trata-lo de forma individual e respeitar suas particularidades de biomecânica, nutrição e treinamento. A palestrante enfatizou que devem ser notadas as características genéticas herdadas pelos animais e que poderão ser transmitidas para seus descendentes.

Presente na apresentação, o veterinário e professor Tiago de Resende Garcia, que orientou Mayara em sua pesquisa, enfatizou a importância do conhecimento técnico para tomadas de decisões em relação a seleção e desenvolvimento da raça Mangalarga Marchador, além de árbitros da ABCCMM.