Melhoramento Genético

Conhecimento científico para o MM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 26/07/2018
  • 16h12

Nesta quarta-feira, nono dia de atividades da 37ª Nacional do MM, o auditório do IMA recebeu o veterinário e professor Alessandro Procópio para apresentação sobre Melhoramento Genético.  

De interesse para todos os envolvidos com o Mangalarga Marchador, o tema contribui para o desenvolvimento e seleção da raça, potencializando suas qualidades morfológicas, andamento e características fisiológicas dos animais.

Para destacar as boas características dos animais, o professor enfatizou a necessidade de garantir o bem-estar dos animais, com a oferta de ambiente e manejo adequados, bem como, a variabilidade genética. Caracterizar geneticamente a raça, entender que fatores influenciam as características morfológicas, de andamento e saber se há variabilidade genética são questões importantes que auxiliam o desenvolvimento do Mangalarga Marchador.

O professor chamou atenção para a necessidade do cuidado às características genéticas do animal, quais virtudes são herdáveis e como minorar os defeitos tanto do garanhão, como da matriz, não sendo aconselhável o acasalamento de equinos semelhantes geneticamente.

A ABCCMM tem investido em parcerias com universidades para pesquisas que proporcionam a produção de conhecimento técnico científico para o Mangalarga Marchador. O Melhoramento Genético recebe atenção especial da Associação com parceria em estudos que estão em fase de desenvolvimento com a Universidade Federal de Lavras – UFLA.