Vem aí o CBM – Unificado

Entrevista com Caio Brasil

  • PAULA MAGALHÃES
  • 05/09/2018
  • 14h15

 

Estamos a pouco mais de dois meses do segundo maior evento da raça. A família Mangalarga Marchador já começa a respirar e sentir a emoção do Campeonato Brasileiro de Marcha. Neste ano, ainda, maior e mais forte, Unificado – Marcha Batida e Marcha Picada. Marque esta data: 12 a 18 de novembro de 2018.

O palco desta festa? Nada melhor que a capital federal – Brasília, especificamente o Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto, por isso, a ABCCMM já cuida com carinho dos detalhes deste evento e lançará em breve um hotsite atualizado. A página trará todas as informações da competição.

Para abrir os trabalhos, Caio Brasil, presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Brasília, concedeu entrevista especial aqui para o portal. Animado com a parceria junto à Associação, ele fala das expectativas para receber este relevante campeonato.   

 

Qual a expectativa da Associação de Brasília para receber o segundo maior evento da raça, sendo esta a primeira edição unificada?

Para nós da Associação de Brasília é uma grande honra e uma grande oportunidade poder sediar pela primeira vez na história da raça o CBM – Unificado. Vale destacar que não é a primeira vez que o pioneirismo do CBM acontece aqui em Brasília, o 19º Campeonato Brasileiro de Marcha, que aconteceu em setembro de 2005, o primeiro fora da Gameleira em Belo Horizonte, ocorreu em aqui em Brasília, quando a Associação era presidida pelo Aderbal Jurema. Em 2005, Brasília teve a oportunidade de inovar, sendo a primeira cidade a receber o CBM itinerante e agora, 13 anos depois, receberemos o primeiro CBM de Marcha Picada e Batida.

Qual o diferencial do Parque da Granja do Torto?

A própria estrutura do Parque da Granja do Torto facilita a realização de um evento dessa dimensão. Ano passado, o presidente da ABCCMM, Daniel Borja e parte de sua Diretoria estiveram aqui em Brasília acompanhando a Exposição de abril de 2017 e perceberam nossa infraestrutura. Principalmente as duas pistas contíguas que permitiriam o julgamento simultâneo das duas modalidades, Marcha Batida e Marcha Picada. Aí surgiu desafio de unificar os dois CBMs.

Além do CBM, haverá também a Exposição Especializada de Brasília, Exposição do Criador, competições do Esporte, Caminhos do Marchador... Como vocês estão se preparando?

Nó percebemos aqui em Brasília, por parte dos criadores, apresentadores, dos amantes do Mangalarga Marchador muita expectativa em relação a essa grande festa. Também nos núcleos vizinhos, Goiás, Tropeiros de Minas, Triângulo Mineiro, com os quais nós temos parcerias, a gente percebe grande motivação do pessoal, aliás, de todas as regiões do Brasil.  E isso se deve, principalmente, por essa inovação de julgarmos os dois campeonatos de forma unificada. E Brasília proporciona uma infraestrutura aeroportuária com voos vindos do país inteiro, rede hoteleira completa e acessível, a cidade é patrimônio mundial da humanidade com obras maravilhosas. E temos procurado parcerias que tragam conforto a quem irá se deslocar para cá. Além da própria ABCCMM, que coordenado as ações.

O que o CBM - Unificado representa para a Associação de Brasília?

Para nós é motivo de satisfação e orgulho porque demonstra a confiança da Diretoria da ABCCMM e para todos os criadores de Brasília e do Centro-oeste é a oportunidade de receber os criadores de fora e mostrar o que temos de melhor na nossa região.  

Como tem sido a relação entre a Associação de Brasília e a ABCCMM?

Nós assumimos a gestão em novembro de 2015 e desde então a ABCCMM tem auxilio constante da associação em nossos eventos. A facilidade de acesso ao presidente Daniel Borja, que é uma pessoa receptiva, o que favoreceu o nosso trabalho.

O que os apaixonados pelo Marchador podem esperar?

Por parte da Diretoria, aqui de Brasília e também da ABCCMM, um empenho amplo em fazer um evento que vai ficar marcado na história do Mangalarga Marchador. Queremos espera receber as pessoas, os animais, de uma forma tranquila, ou seja, fazer uma grande confraternização. O diferencial será realmente a unificação, trazer a Marcha Batida e Marcha Picada para um só evento.

Que mensagem você deixa para a família Mangalarga Marchador?

O cavalo é o maior embaixador do nosso planeta, sempre aproximando as pessoas. Então, vamos aproveitar esse evento unificado para estreitar nossos laços de amizade, um dos maiores prazeres na criação de cavalos. Aguardamos toda a família Mangalarga Marchador aqui em Brasília para que possamos, juntos, viver mais um momento inesquecível da nossa raça e que Deus nos abençoe.

Em breve mais informações e o lançamento do hotsite.