Caracterizada como completa

Benefícios do uso para a nutrição do plantel

  • ALINE PERUCCI
  • 30/11/2018
  • 15h54

 

As pesquisas no campo de alimentação e nutrição para equinos são contínuas e sempre baseadas nas necessidades destes animais, que são herbívoros e precisam consumir forragens e concentrados.

 O desenvolvimento de alimento extrusado caracterizado como completo e único, tem empolgado especialistas. Em 2009, a Universidade de São Paulo (USP) iniciou um processo de pesquisa sobre o assunto, culminando no desenvolvimento de um alimento que nele está contido tanto as fibras de forragens quantos os concentrados.

 Esse conceito de alimento completo ou alimento único funciona como chassi capaz de embarcar aditivos nutricionais, vitaminas, minerais, aminoácidos e tantos outros nutrientes para a criação saudável para cavalos.

 De acordo com o zootecnista e pesquisador de nutrição, Rodrigo Anselmo, “por meio da extrusão se consegue homogeneizar todos os ingredientes, incluindo fibras de alta digestibilidade, em um único grano, permitindo assim uma série de benefícios para o animal, como por exemplo: aumento da digestibilidade dos nutrientes presentes na formulação, ganho em saúde intestinal, aumento de performance, recuperação pós esforços, disposição para prática esportiva, aspecto visual incomparável, redução do desperdício, aumento da duração das camas das baias (menores excreções devido ao melhor aproveitamento), otimização da mão-de-obra e oferta regular nos 12 meses do ano”, relatou.

 Os benefícios são confirmados pelo treinador e instrutor de equitação, Cosme Damião Cândido, do CTE Cosme Damião, localizado em Brumadinho (MG). Ele utiliza nos marchadores que trabalha, a alimentação extrusada. Segundo Cosme a resposta tem sido positiva. “Gosto muito porque diminuiu a quantidade de alimento que eu teria que dar para os animais sem minimizar os benefícios. Faço uso há seis meses e o resultado foi excelente, os animais ganharam bastante massa muscular e o rendimento nos exercícios, também, aumentaram’, relatou.

 “A alimentação extrusada é um assunto interessante que realmente pode otimizar a rotina dos criatórios. O tema foi abordado com sucesso em palestra durante a 37ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, em julho de 2018”, como informou o superintendente da ABCCMM, Henrique Marchado. Ele indica sempre aos criatórios o acompanhamento nutricional dos animais por um profissional da área.