Destaque da Semana

Reunião da Diretoria

  • PAULA MAGALHÃES
  • 16/03/2019
  • 17h15

A Diretoria da ABCCMM, realizou na terça-feira, dia 12 de março de 2019, a primeira reunião da gestão 2019/2021. Além de novas diretrizes para a raça, também foi decidido os locais de realização dos próximos Campeonatos de Marcha. Neste ano, ao comemorar os 70 anos da ABCCMM, o CBM de Marcha Batida será realizado na Cidade de Caxambu, Sul de Minas Gerais e o CBM de Marcha Picada será disputado em Salvador (Bahia). Já em 2020, a competição acontecerá em Jaguariúna (SP).

Estiveram presentes no encontro, o presidente Daniel Borja, o vice-presidente: Maurício Zacarias Constâncio Filho, o diretor Administrativo: Tarcísio Junqueira, o diretor Financeiro: Adolfo Géo Filho, o novo diretor de Eventos: Antônio Galvão, o novo diretor de Promoção e Marketing: Saulo de Faria e o diretor Social: Jaime Tavares.

Em decorrência de sua viagem para a Equitana 2019, o novo diretor de Esportes: Marcelo Baptista de Oliveira, não pôde comparecer.   


Perfil da Diretoria 

Conheça um breve perfil dos dirigentes da entidade para o novo Triênio.

 

Presidente: Daniel Borja

Daniel Siriema, como é carinhosamente conhecido no meio do cavalo foi eleito pela segunda vez como o presidente da ABCCMM.

Desde criança, sempre gostou de cavalos. Foi estimulado pelo pai ao ganhar um exemplar Mangalarga Marchador. A partir dos 10 anos participou de várias exposições com esse cavalo conquistando muitas provas. A partir daí a paixão pelo Marchador cresceu. Borja se associou oficialmente à ABCCMM em 1997, entidade que hoje orgulhosamente preside.

Firme na missão de fazer o bem para o Mangalarga Marchador, pretende, juntamente a sua Diretoria expandir a raça com ações de fomento, com novos incentivos para os criadores, com a qualidade dos eventos e com incremento no atendimento.

Continuar focados no crescimento é a grande meta. “Começaremos este novo ciclo com muita alegria, comprometimento e, claro, muito orgulho. Não escondo a minha emoção quando o assunto é ABCCMM e Mangalarga Marchador. Tenho um respeito pela entidade e pelas pessoas que integram essa grande família que o é Mangalarga Marchador”, afirmou. 

  

Vice-presidente: Maurício Zacarias Constâncio Filho

Maurício Zacarias Constâncio Filho, é de Niterói, no Rio de Janeiro. Filho do saudoso criador, Maurício Zacarias Constâncio, titular do sufixo MZC (criador falecido em 2016), herdou a paixão pelo Mangalarga Marchador.

Esta é a segunda que vez Mauricinho faz parte da gestão a convite do presidente Daniel Borja.” Sou grato pela confiança. Agradeço por ter sido o escolhido a assumir uma função que, inicialmente, seria do meu pai em 2016. Na época ele estava totalmente focado para desempenhar a missão que agora é minha e significa muito. Espero ter alcançando as expectativas”, informou.  

Orgulhoso do trabalho executado nos primeiros três anos, Maurício diz satisfeito com os resultados alcançados pela gestão, principalmente quando o assunto é Exposição Nacional.

Preparado para o próximo triênio, ele está confiante no ofício concedido. “O Mangalarga Marchador é um caso a ser usado como exemplo não só no cenário agropecuário brasileiro, mas, também, no econômico Nacional. Tenho a convicção do grande fomento, valorização dos eventos, além do avanço nos cursos oferecidos pela raça. Não há dúvidas que o nosso cavalo é mesmo sem fronteiras. Vai continuar quebrando recordes e impressionando a todos pelos números alcançados”, informou.

 

Diretor Administrativo: Tarcísio Junqueira Pereira

Natural de Cruzília (MG), Tarcísio Junqueira Pereira é o Diretor Administrativo da ABCCMM para o triênio 2019/2021. Cargo que ocupa desde 2016, por ocasião da primeira gestão de Daniel Borja.

Ortodontista e também professor em Belo Horizonte, sempre esteve ligado ao Mangalarga Marchador por ter nascido e crescido na região que é berço da raça, o Sul de Minas Gerais. Tarcísio possui laços familiares com as fazendas das tradicionais linhagens Bela Cruz, Traituba e Favacho.  Aproximou-se ainda mais do Marchador, quando herdou do pai, Emanoel Ferreira Pereira, o sufixo Narciso, do qual é titular desde 2003. 

Para os próximos três anos, ele espera colaborar para fortalecimento da raça por todo o Brasil e dar continuidade ao bom trabalho realizado no triênio anterior, “Queremos expandir e consolidar a raça, aproveitar todo o seu potencial, apoiando os núcleos, atendendo bem aos associados, valorizando nossos criadores e o cavalo, que é nossa grande paixão”, enfatiza.  


Diretor Financeiro: Adolfo Géo Filho

Natural de Belo Horizonte, Adolfo Géo Filho é um apaixonado pelo Mangalarga Marchador. Sua ligação com campo vem da infância, quando aprendeu desde cedo a montar e a gostar de cavalos, da rusticidade do campo e das atividades de uma fazenda. Adolfo começou a criar em 1975, em Esmeraldas (MG), utilizando o sufixo “Ourivio”.

Com o passar dos anos e com uma direção de criação definida, nasceu o Haras Santa Esmeraldas, que hoje está localizado em Paraopeba (MG). Empreendedor, assume a Diretoria financeira da ABCCMM pela segunda vez propondo para o triênio 2019/2021 ainda mais estabilidade para entidade, saldo positivo e a continuidade das ações de fomento da raça Mangalarga Marchador.

Certo de estar preparado para mais esse desafio, Adolfo compartilha com alegria com o presidente Daniel a missão de continuar sempre avante na projeção da raça. 

 

Diretor de Eventos: Antônio Galvão dos Santos Júnior

Nascido em São Paulo (SP), Antônio Galvão dos Santos Júnior é sócio proprietário dos haras PBR em Borda da Mata Fazenda e haras do Nona, em Cruzília, (MG), berço da raça Mangalarga Marchador.

Associado desde 2016, Antônio Galvão recebeu a importante missão de comandar a pasta de Eventos da ABCCMM para o triênio 2019/2021.

“Assumi com grande entusiasmo a diretoria de Eventos. Departamento crucial para a raça, pois são, nas Exposições, Copas de Marcha, Cavalgadas como o Caminhos do Marchador que podemos mostrar e conferir todo o potencial e as qualidades do nosso cavalo”, afirmou.

Preparado para os próximos três anos, Júnior diz estar, extremamente, orgulhoso do projeto que o presidente, Daniel Borja, lhe apresentou para o departamento de Eventos. “É com muita vontade que contribuirei com o meu trabalho para a raça”, declarou.




Diretor de Promoção e Marketing: Saulo de Faria Lima e Silva

Engenheiro Civil, criador de Mangalarga Marchador e agora Diretor de Promoção e Marketing da ABCCMM para o triênio 2019/2021, Saulo de Faria Lima e Silva, é natural de Salvador, Bahia.

Por influência de um tio, é apaixonado pelo Marchador desde a infância. Titular do sufixo Engenho do Poço, iniciou seu criatório em 2009, em Esplanada, cidade a cerca de 150 km de Salvador. Atuante na raça, em 2014, Saulo foi membro da Diretoria da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia e desde 2015, ocupa a presidência da entidade. Atualmente está em seu segundo mandato, que se encerra em janeiro de 2020.  

Saulo fala de suas expectativas como diretor de Promoção e Marketing da ABCCMM para os próximos três anos “Quero contribuir com a raça, tornando-a ainda mais forte. Estamos numa fase excepcional do nosso cavalo. Mesmo com país em crise, continuamos a crescer em número de eventos, novos criadores e comercialmente o que mostra a grandeza do Mangalarga Marchador”, conclui o novo diretor. Saulo prevê para o setor que dirige, novas diretrizes para a consolidação da marca e a promoção da raça nos quatro cantos do Brasil, juntamente às plataformas de comunicação da entidade.


Diretor Social: Jaime Tavares Leite 

O Diretor Social da ACCMM para gestão 2019/2021, Jaime Tavares Leite é natural da cidade de Porteiras no Ceará, mas reside em Maceió (AL).

Empresário, trouxe da infância a paixão com o pai pelo Mangalarga Marchador. Titular do sufixo Paraíso das Águas desde 2003, seu criatório está localizado na cidade de Angelim, no estado de Pernambuco.  Desde 2016, Jaime preside a Associação dos criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Alagoas.

Experiente no cargo, Jaime foi o diretor Social da ABCCMM na gestão 2016/2018 e promete dar continuidade ao trabalho desenvolvido na entidade, “Nós alcançamos recordes de público nos nossos eventos. A Nacional se tornou uma das maiores festas do setor agropecuário brasileiro, e nós vamos dar mais qualidade e conforto para os nossos criadores e suas famílias para que vivenciem a raça, queremos priorizar a família, porque é nela que está o futuro do Mangalarga Marchador, o amanhã da nossa raça” destaca. 


Diretor de Esportes: Marcelo Baptista de Oliveira

Natural do Rio de Janeiro, Marcelo Baptista de Oliveira, é empresário, criador e entusiasta da raça Mangalarga Marchador. Ele é proprietário da AgroMaripá e seus criatórios ficam em Jaguariúna, no estado de São Paulo e na cidade de Rochedo, na região da zona da mata mineira.

Em 2019, Marcelo Baptista comemora um marco especial na raça, 40 anos de criação, ele é associado desde 1979. O ano se mostra promissor para o criador, que recebeu uma grande missão, assumir a diretoria de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM para o triênio 2019/2021.

Sua relação com o cavalo vem antes mesmo de ser criador, começou por influência da família que é mineira, da região de Maripá de Minas. “Eu amo tanto a raça que não consigo parar de pensar, estou o tempo todo em busca de melhorar a genética do meu plantel e trabalho, incansavelmente, pra isso”, afirmou.

O novo diretor de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM sente-se lisonjeado em assumir a pasta e ressaltou o apoio que tem recebido. “O presidente Daniel Borja tem dado muito apoio e o diretor financeiro, Adolfo Géo Filho também. Espero em pouco tempo colocar as coisas que estão faltando no lugar. Não acho que seja difícil é apenas uma questão de entendimento, organização e comando. Estamos trabalhando dia e noite em um programa que vai alavancar o esporte da ABCCMM”, informou.