Opção de inseminação artificial

A partir de 15 de abril

  • FLÁVIA ZAGO
  • 11/04/2019
  • 11h53

Por exigência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a ABCCMM passará a disponibilizar na tela de comunicado de cobrição do seu sistema a opção de inseminação artificial.

A partir de segunda-feira, 15 de abril de 2019, no momento em que o associado for realizar o comunicado de cobrição, além da opção do tipo de gestação: Natural e transferência de embrião, deverá ser selecionado também o subtipo desta gestação: Monta natural, sêmen a fresco, sêmen resfriado ou sêmen congelado.

A inseminação artificial com utilização de sêmen a fresco ou resfriado será tratada da mesma forma que a monta natural, com exceção da necessidade de indicar o veterinário responsável pelo processo de inseminação.

Quanto a utilização de sêmen congelado, as regras deverão obedecer a regulamentação vigente no MAPA:

1-Sêmen de equinos processados destinados ao comércio devem ser coletados em Centros de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS) registrados junto ao MAPA.

2- A coleta de sêmen para utilização exclusiva em animais do plantel do proprietário do doador pode ser coletado fora dos CCPS.

Os associados que realizarem a coleta e congelamento de sêmen de garanhão de sua propriedade deverão solicitar ao veterinário responsável o envio de uma carta oficial ao Serviço de Registro Genealógico da ABCCMM informando o número de palhetas coletadas e data da coleta. Estas coletas serão incluídas em um estoque em nome do associado para futura utilização.

Associados que adquirirem palhetas de sêmen congelado de reprodutores de terceiros, para que possam incluir este sêmen em seu estoque de forma regularizada, deverão apresentar nota fiscal de compra.

OBS: O MAPA passará a auditar o número de cobrições realizadas pelos garanhões, em caso do número de comunicados por monta natural exceder um limite razoável a ser estabelecido, que configure fraude ou ocultação de informações, poderá ser determinado o bloqueio deste garanhão junto ao Serviço de Registro Genealógico.

Informações e/ou esclarecimento de dúvidas: Setor do Serviço Genealógico da sua regional (31) 3379-6100

 ATENÇÃO: Além da opção do tipo de gestação: Natural e transferência de embrião, deverá ser selecionado também o subtipo desta gestação: Monta natural, sêmen a fresco, sêmen resfriado ou sêmen congelado.