Dicas de Manejo

Higienização dos animais

  • PAULA MAGALHÃES
  • 12/06/2020
  • 15h57

A rotina de um haras inclui várias atividades com a tropa. Dentre os hábitos rotineiros do manejo destaca-se também a escovação e o banho, que além da limpeza do indivíduo, também contribuem para uma melhor interação entre animal e ser humano, o que fortalece os laços de confiança entre ambos. 

O banho diário não é recomendado para os equinos, pois banhos em excesso retiraram a oleosidade e os nutrientes necessários para a saúde dos pelos. O ideal é que, diariamente, os animais sejam escovados. O processo de escovação eliminará a sujeira e os pelos velhos, melhorará a circulação sanguínea e o relaxamento dos músculos, situações que proporcionam bem-estar ao indivíduo.

Mas quando houver a necessidade de banhar o seu cavalo, certifique-se de que este momento também seja saudável para ele. Confira abaixo algumas dicas para o próximo banho do seu marchador:

. Evite dias e horários em que a água esteja muito fria, principalmente no inverno. Tente dar o banho antes do pôr do sol, isso garantirá que o pelo do animal esteja totalmente seco no período noturno.

. O banho deve começar sempre de baixo para cima, ou seja, dos membros para o dorso. Deve-se molhar primeiro as patas dos animais e, somente após algum tempo, molha-se o restante do corpo (barriga, dorso e pescoço). Use apenas shampoos apropriados para cavalos, alguns, inclusive, auxiliam no controle de parasitas.

. Já o enxague deve começar de cima para baixo, ou seja, da região da crina e do dorso para os membros.

. Os fios da crina e a cauda devem ser desembaraçados mecha a mecha. Alguns produtos (próprios para cavalos) podem auxiliar neste processo.  

. A escovação deverá ser feita em movimentos circulares com escovas/esponjas macias. Estes movimentos quando realizados suavemente, além de relaxar, ativam a circulação sanguínea.

. Use uma esponja úmida para limpar a cabeça. Não deixe cair água nos ouvidos, olhos e narinas.  Estas são regiões sensíveis e estão sujeitas a inflamações, mas devem ser muito bem limpas. Excesso de água e movimentos bruscos poderão assustar o indivíduo.

.Os olhos devem ser limpos com um algodão limpo, preferencialmente, umedecido no soro fisiológico.

. Lembre-se! A limpeza dos cascos também faz parte deste processo. Remova todos os resíduos acumulados (pedregulhos, ciscos, terra) nas ferraduras e ranilhas.  Estes cuidados básicos evitarão a proliferação de fungos e bactérias que levem ao enfraquecimento e adoecimento dos cascos.  

. Para auxiliar na secagem, existem no mercado alguns “rodos” que ajudam a retirar o excesso da água retida nos pelos após o enxague.

Pronto! Agora você já conhece algumas dicas para adotar ou evitar durante o manejo e o banho do seu marchador, atitudes que garantirão a saúde e o bem-estar dos animais.