Fique Atento!

Manejo correto é a melhor prevenção

  • PAULA MAGALHÃES
  • 21/07/2020
  • 11h33

Há um velho dito popular que profere: “Prevenir é melhor que remediar”. Essa é uma máxima que deve ser considerada em vários aspectos, inclusive quando o assunto é a Cólica Equina. Mal que preocupa qualquer criador, a cólica é uma das enfermidades mais severas para os equinos.

Em publicações anteriores, falamos um pouco sobre os tipos de cólicas existentes, seus sintomas e como agir numa emergência. Abaixo dicas de práticas que, adotadas na rotina diária da propriedade, podem evitar que nossos Marchadores sofram com as cólicas:

.Manejo alimentar: Fornecer os alimentos (volumoso/concentrado) conforme a necessidade do indivíduo. Segundo médica veterinária, Ana Luísa Miranda, a alimentação deve ser fornecida várias vezes ao longo do dia, em pequenas quantidades, “Cavalo não deve ficar um período prolongado de jejum, possui um estômago pequeno em relação ao trato digestório e devemos evitar que ele fique vazio. A ingestão regular garante o melhor aproveitamento dos alimentos, com a digestão dos carboidratos solúveis e proteínas já no primeiro processamento que acontece no estômago, a absorção dos carboidratos e dos aminoácidos advindos das proteínas num segundo processamento e com a digestão microbiana que acontece no ceco do animal.”, explica.

.Alimentação de Qualidade: Dê ao seu cavalo somente alimentos de boa qualidade. Mantenha o acesso constante a forrageiras (capim/feno) de fibras nutritivas e com boa digestibilidade. Cuidado ao oferecer alimentos com alta fermentação.

.Hidratação: Atenção também para o abastecimento de água da propriedade.  Ofereça água potável e mantenha os bebedouros sempre limpos. “Equinos não gostam de água suja e nem de gelada. A água ideal para cavalos é uma água limpa, com temperatura entre oito e dezoito graus célsius. Esses detalhes servirão de estímulo para ingestão adequada de água e prevenirão, por exemplo, síndrome cólica de compactação.”, destaca Ana Luísa. Água potável também evitará outras contaminações.

.Vermifugação da tropa: Vermifugar a tropa periodicamente, principalmente os lotes de animais jovens, que são mais suscetíveis à ação dos vermes e demais parasitas.  A médica veterinária recomenda a adoção um protocolo, “Manter sempre a desverminação da tropa em dia, com a frequência adequada, seguindo o manejo sanitário da propriedade, isto evitará migrações larvárias e êmbolos parasitários que possam obstruir o intestino dos animais.”, pontua Ana Luísa.   

.Saúde Bucal: O controle do aparecimento das cólicas também exige que seu animal tenha saúde bucal em dia. Dentes e gengiva saudáveis, livres de inflamações e outros problemas (doenças, feridas na boca...), permitem a correta mastigação dos alimentos, uma melhor absorção dos nutrientes e facilitam o processo digestivo.

.Animais Soltos: Mantenha os seus animais em ambiente livre o maior tempo possível. Quando soltos os equinos caminham, interagem entre si, pastam e agem instintivamente da maneira mais próxima possível do seu estilo de vida natural, situação que estimula e mantém o bem-estar. Indivíduos que passam muito tempo embaiados podem ter mais problemas. Ociosos, se estressam e tendem a mastigar madeiras, cordas, plásticos, partes da cama, fazer deglutição de ar ou outras manias inapropriadas tanto para a saúde, quanto para o comportamento. Por isso, quando estabulado um cavalo precisa ter ao seu alcance, volumoso e água à vontade.  

Especialistas em saúde equina recomendam o bom manejo da tropa como um dos principais cuidados de prevenção, tanto para a Síndrome Cólica, como para outras enfermidades que podem surgir a partir da má alimentação, desidratação ou outros manejos inapropriados. Portanto, fique atento e conheça bem o comportamento dos seus marchadores, assim você perceberá rapidamente quando algo não estiver normal com algum deles. Lembrem-se, em qualquer enfermidade, quanto antes iniciar os cuidados médicos, maiores as chances de cura, principalmente nos casos da cólica, cujo tratamento é de urgência máxima.