Piquetes para éguas paridas, garanhões e potros

Conheça como são os espaços para os animais

  • FLÁVIA ZAGO
  • 02/07/2021
  • 15h45

Os piquetes são espaços pré-definidos e limitados na área de pastagem. O objetivo principal é oferecer com frequência e perenidade, qualidade e abundância homogênea de alimento ao plantel. 

Os piquetes de garanhões, maternidade, éguas lactentes e potros desmamados devem apresentar cercas de madeira (réguas), a fim de evitar acidente. Especialistas recomendam as cercar com mourões de aproximadamente 1,40 metros de altura fixado de dois em dois metros um do outro, aproximadamente, com duas réguas de 10 a 12 cm de largura, pregadas do lado de dentro, e modo que os mourões fiquem para fora do piquete, evitando que os animais se machuquem.  A primeira régua deve ser fixada a 70 cm do solo e a segunda a 40 cm da primeira. 

Você sabia que as características dos piquetes podem variar de acordo com a categoria de cada animal? 

 

Maternidade 

No piquete maternidade, especificamente, devem ser colocadas três réguas para evitar que os potros recém-nascidos passem por debaixo da cerca. A primeira régua deve ficar a 30 cm do solo e as duas de cima a uma distância de 30-40cm uma da outra.   

 

Éguas paridas

 

Os piquetes destinados às categorias de éguas paridas, éguas no terço final de gestação, potras e potros desmamados devem possuir unidades de serviço, também conhecidas como lanchonetes (sequência de boxes individuais com acesso ao chocho), para suplementação. As unidades de serviço permitem que os animais sejam suplementados individualmente, adequando melhor a quantidade de suplemento à necessidade de cada animal. 

No piquete das éguas paridas deve ser construído um creep -feeding para suplementação dos potros acima de três meses de idade. O creep-feding é uma estrutura em que os potros enquanto ao pé da mãe conseguem ter acesso a uma suplementação especial sem que elas consigam chegar ao local.

O local deve estar próximo à aguada, local onde as éguas passam boa parte do tempo, permitindo que os potros tenham tempo para se alimentarem. Deve seu um cocho no centro de boa dimensão e coberto. 

A cerca do creep deve estar distante do cocho aproximadamente três metros, a fim de evitar que as éguas tentem ultrapassar a cerca, estimuladas pela presença do concentrado. Esta cerca deve ter uma única régua, fixada a uma altura de aproximadamente 1,20 metros, permitindo que somente os potros passem por debaixo da cerca, para terem acesso ao cocho.        


Garanhões


No piquete para garanhões, recomenda-se que a baia seja construída dentro do próprio piquete ou que ela tenha saída direta para o pasto, permitindo que o cavalo passe o dia em liberdade, mas com acesso irrestrito à baia, de acordo com o seu interesse. Esse tipo de instalação facilita muito o manejo dos garanhões. 

Atenção: no caso de piquetes vizinhos para garanhões, deve haver duas cercas, a fim de evitar o contrato direto entre os cavalos. Uma boa alternativa é o plantio de cercas vivas entre esses piquetes.