Normas de Arreamentos e Acessórios

O ajuste da sela nas provas do MM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 18/08/2021
  • 17h08

A avaliação dos animais em um evento oficial do MM começa antes mesmo da largada oficial anunciada nos microfones. Na verdade, quando os animais começam suas apresentações para os jurados, eles já passaram por uma apreciação prévia na entrada da pista. Realizada por um técnico credenciado, a vistoria avalia, entre outros itens, o posicionamento da sela. Prevista no Regulamento Geral de Eventos da ABCCMM, a questão tratada no item A do Artigo 34.  

De acordo com o texto a sela deverá estar ajustada de forma a acomodar a extremidade anterior do suador à fossa imediatamente posterior às espáduas, propiciando a correta passagem da cilha e não sendo permitido o uso desse acessório em posição demasiadamente adiantada, sobre a cernelha do animal.

Com o campeonato em andamento, o apresentador poderá fazer o ajuste da sela somente logo após o término da realização da Prova Funcional. E caso haja necessidade de mais um ajuste, este deverá ser autorizado pelo árbitro.

É de extrema importância que os animais sejam apresentados com a sela em seu posicionamento adequado, como descrito no regulamento. Pois, a sela adiantada limita o movimento dos membros torácicos, e compromete a correta avaliação do gesto de marcha.  

 

Orientação Técnica: Carlos Augusto Sacchi