Em ação

Esporte no palco principal da raça

  • PAULA MAGALHÃES
  • 18/09/2023
  • 17h41

Emoção e adrenalina são palavras que representam o 1º Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais, realizado nos dias 15,16 e 17 de setembro de 2023, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG).

O evento agradou criadores, usuários e demais fãs do Esporte com o Mangalarga Marchador e, dessa forma, ele passa a integrar o calendário oficial anual da raça. 

Durante os três dias de competição foram contabilizadas a execução de 1396 passadas nas provas esportivas. Um total de 180 animais inscritos e 121 participantes de 6 estados diferentes (MG, RJ, SP, BA, ES, MT).

 Na sexta-feira, 15 de setembro, 164 passadas marcaram a Maneabilidade e 304, o Ranch Sorting, totalizando 466 passadas no primeiro dia.

No sábado, 16 de setembro, foi a vez das disputadas modalidades de 6 Balizas, com 225 passadas e outra prova de Ranch Sorting, com mais 303 passadas.   As competições do dia, totalizaram 528 passadas, levantaram poeira e arrancaram aplausos do público. Aconteceram também as esperadas Provas Sociais, com 68 conjuntos formados por cavaleiros e amazonas que se destacaram na disputa, julgada pelo olhar atento do jurado Agnaldo Machado de Andrade.

O domingo, 17 de setembro, ficou destinado para a execução da prova dos Tambores. Ao todo, a modalidade recebeu 400 passadas, sendo 220 na de 3 Tambores e 180 na de 5 Tambores.

A presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez e o diretor de Esportes e Provas Funcionais, Maurício Camera Pierrotti, acompanharam de perto o campeonato e fizeram questão de participar da atividade. 

Para Cristiana, o Campeonato é uma estratégia de fomento da funcionalidade da raça. “Esse é mais um evento promovido pelo Mangalarga Marchador que chega a Belo Horizonte como resultado das ações da nossa Diretoria para o fomento da raça e incentivo ao Esporte, um nicho tão importante para o desenvolvimento do nosso cavalo”. 

Nesta primeira edição, a ABCCMM destinou R$ 50 mil em premiações divididas entre os três primeiros colocados de cada modalidade. Toda a disputa foi transmitida, ao vivo, pelo Canal da ABCCMM no Youtube, com 15.240 visualizações, 36 horas de transmissão, que em momentos de pico alcançou 200 visualizações simultâneas.

Levar o esporte pela primeira vez para a pista principal do Parque da Gameleira com números significativos logo na estreia é também motivo de orgulho para Maurício. “Agradeço ao apoio recebido para a execução desse evento. Que ele seja o primeiro de muitos. Que possamos a cada ano, celebrar juntos a amizade, a integração e mais adeptos, sempre com uma competição saudável e emocionante”.

O 1º Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais foi realizado em parceria com a décima edição do Festival Internacional da Cerveja e Cultura (FICC), com público visitante de mais de 7 mil pessoas.

Acompanhe os melhores momentos do evento no MMTV especial de domingo, 24 de setembro de 2023.