Produção de Conhecimento

Parceria capacita novos instrutores do SENAR/MG

  • PAULA MAGALHÃES
  • 02/02/2024
  • 17h33

Os investimentos da ABCCMM no aprimoramento da área técnica continuam como prioridade na gestão atual.

Nesta semana, profissionais que atuam na raça Mangalarga Marchador, participaram do curso de Capacitação Metodológica para Novos Instrutores de Formação Profissional Rural e Promoção Social, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais (SENAR/MG).  

Realizada na sede da ABCCMM, a iniciativa está relacionada com outra parceria entre a ABCCMM e o Sistema FAEMG/SENAR, o Programa de Formação por Competência, que formará profissionais qualificados para atuar na Equideocultura (tratadores, treinadores, apresentadores e gerentes de haras).

Após a realização de estágio supervisionado, os instrutores aprovados e credenciados poderão atuar na formação dos alunos do Programa de Formação por Competência.

Cristiane Trigueiro, Coordenadora Pedagógica do Sistema FAEMG/SENAR, destacou: “O foco dessa capacitação é o coração dos processos educativos que o SENAR executa na ponta. Aqui nós ensinamos na prática como dar aula para o público que atendemos, em especial, o adulto que está concentrado no meio rural, o adolescente e o jovem que recebemos. Esse projeto tem uma característica bacana, por estar dentro de outro projeto que estamos executando em parceria com a ABCCMM, onde nós vamos construir com as pessoas selecionadas para assumirem o posto de instrutoria, essa metodologia para que eles possam ensinar outras pessoas, e a gente consiga melhorar a qualificação da mão de obra na área da Equideocultura.”

Para a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, a ação é motivo de orgulho: “Desde o ano passado, a ABCCMM tem investido no aprimoramento dos profissionais da área técnica. Essa oportunidade da capacitação metodológica para novos instrutores da formação profissional rural e promoção social, promovida pela FAEMG/SENAR, certamente enriquece todo o corpo docente que atua na formação de mão de obra, não somente no setor da Equideocultura, mas em todo o Agro. É uma honra para a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador levar, em breve, mão de obra qualificada para o mercado com formação proveniente dessa parceria.”