Gestação

Período requer manejo especial

  • PAULA MAGALHÃES
  • 04/02/2020
  • 15h52

Em todo o tempo de prenhez, as éguas necessitam de tratamento diferenciado. Os cuidados, que começam antes mesmo da gestação, são intensificados após a confirmação. 

Ao confirmar o estado gestacional, é indicado que o criador promova uma separação entre os animais. O espaço destinado às futuras mamães, deve ser de uso exclusivo para elas, preferencialmente, onde possam ser acompanhadas diariamente. Além disso, devem ter sempre à disposição, água limpa e fresca capim de boa qualidade, sal mineral e ambiente limpo, com sombras para descanso.

Outro importante cuidado a ser adotado é com a alimentação das fêmeas. As éguas gestantes precisam de uma dieta equilibrada, e em quantidade diferenciada, já que o gasto energético é superior, por isso o acompanhamento de um profissional especializado em nutrição se faz necessário.  

Exames clínicos e ginecológicos podem ser realizados nos primeiros meses. Vacinação e controle de parasitas também deverão estar em dia.  Durante o período gestacional recomenda-se a aplicação da vacina contra o herpes vírus (vírus do aborto equino). Antes do parto, também é indicada a imunização contra encefalomielite, tétano e influenza. A medicação, dosagem e a época de aplicação serão definidas pelo profissional responsável, que também apontará quais produtos serão adequados para vermifugação.

Cabe ressaltar aos criadores que esses cuidados precisam ser empregados não somente às matrizes de destaque do plantel, mas também as receptoras. Pois mesmo não tendo alto valor econômico agregado, são elas as responsáveis pelo desenvolvimento saudável do potro que irá nascer, portanto também precisam e merecem cuidados especiais.